Data: 15-08-2012
Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Thryallis laburnum é uma espécie liana ou arbustiva, endêmica da região Centro-Oeste do país, com EOO de 14.189,33 km². Ocorre em altitudes entre 100 e 300 m em Floresta Estacional Semidecidual ribeirinha. Sua especificidade ecológica, em conjunto com as três situações de ameaças às quais suas subpopulações encontram-se sujeitas, possibilita enquadrá-la na categoria "Vulnerável" (VU). Além disso, queimadas regulares, retirada de madeira, presença de espécies invasoras e de carvoarias indicam haver perda de qualidade de hábitat e declínio da área de ocupação da espécie.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Thryallis laburnum S.Moore;
Família: Malpighiaceae
Thryallis laburnum é mais próxima a T. longifoia por possuir folhas com face abaxial coberta com pelos pedunculados, com ausência de pelos sésseis, e assim possuindo epiderme visível. Difere-se desta e das demais espécies, por possuir limbo laterl das pétalas amplo. Folhas com um par de glândulas proeminentes no ápice do pecíolo, nervuras com ramos partindo do ápice, em folhas jovens com pelos sésseis presentes e assim obscurecendo a epiderme. Ocorre no sudoeste do Brasil (Mato Grosso do Sul) e adjacências da Bolívia e Paraguai (Anderson, 1995).
Não há dados populacionais disponíveis para a espécie.
A espécie ocorre no bioma Cerrado, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Mamede, 2010).
Thryallis laburnum é um arbusto escande ou liana de até 3 m. Foi coletada em flor em janeiro e fevereiro, e em fruto em fevereiro e maio. Flores amarelas. Frutos esquizocarpos de três pirênios sustentados por um cálice persistente (Anderson 1995). Considerada do grupo ecológico das Pioneiras (Baptista-Maria, 2007).
10 Human disturbance
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
No Morro do Solteiro, Naioque, MS, os impactos ocorrentes são devidos à antropização, queimadas e retiradas ilegais de madeiras para a produção de carvão vegetal e para colheita de palmito, o que propiciou o aparecimento de espécies invasoras (Magalhães; Damasceno-Junior, 2009). Assim, a espécie é ameaçada pela degradação e perda de habitat.
3.3.2 Sub-national/national trade
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
Na Serra da Bodoquena, MS, a espécie esta ameaçada pela exploração madeireira destinadas ao uso civil e industrial (na forma de carvão) (Baptista-Maria et al., 2009).
3.3.2 Sub-national/national trade
Severidade
high
Detalhes
Segundo Amorim (com. pess.) a espécie ocorre em áreas de floresta seca. Floresta estas que estão sendo dizimadas pelas carvoarias, destruindo grandes áreas de mata nativa.
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no Parque Nacional Serra da Bodoquena, MS (Baptista-Maria, 2007).
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- ANDERSON, W. R.; ANDERSON, C.; DAVIS, C. C. Malpighiaceae. University of Michigan Herbarium (MICH). Disponivel em: <http://www.lsa.umich.edu/herb/malpigh/index.html>. Acesso em: 10 de Dezembro de 2012.
- MAMEDE, M. C. H. Thryallis in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008972>. Acesso em: 19 de Agosto de 2011.
- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araújo Amorim , do herbário CEPEC, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora., 2012.
- ANDERSON, C. Revision of Thryallis (Malpighiaceae). Contributions from the University of Michigan Herbarium, v. 20, p. 3-145, 1995.
- VIVAN RIBEIRO BAPTISTA MARIA. Caracterização das Florestas Ribeirinhas do Rio Formoso e Parque Nacional da Serra da Bodoquena/MS, Quanto as Espécies Ocorrentes e Histórico de Perturbação, Para Fins de Restauração. Tese de Doutorado. Piracicaba, SP: Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", 2007.
- MAGALHÃES, L. C. S.; DAMASCENO JUNIOR, G. A. Composição Florística de uma Mata Decídua No Assentamento Andalucia Nioaque- MS, 2009.
- BAPTISTA-MARIA, V. R.; RODRIGUES, R. R.; DAMASCENO-JUNIOR, G. ET AL. Composição Florística de Florestas Estacionais Ribeirinhas no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Acta Botânica Brasílica, v. 23, n. 2, p. 535-548, 2009.
CNCFlora. Thryallis laburnum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Thryallis laburnum
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 15/08/2012 - 18:59:45